TOEFL

Não é segredo que é necessário saber falar inglês para estudar em muitos países no exterior. Ainda que não seja o idioma oficial, muitos países exigem que os estudantes saibam o idioma. Para padronizar o nível de inglês, foi criado o Teste de Proficiência TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

O TOEFL é uma prova de inglês dividida em 4 partes:

Cada etapa vale 30 pontos, totalizando 120 pontos. Cada universidade estabelece a nota mínima exigida para ser aceito no curso, por isso é importante verificar no site da universidade o quanto precisa tirar na prova e se planejar para alcançar essa nota.

Para realizar a prova é necessário se inscrever no site ETS.ORG, sendo que o teste é realizado diversas vezes ao ano e as datas/locais disponíveis podem ser verificados aqui. O valor de inscrição é $215.

Agora que já explicamos o que é o TOEFL e como se inscrever, vamos explicar o que você deve fazer para conseguir passar nessa prova que tantas pessoas tem medo.

1- Não subestime a prova!

Ainda que você fale inglês muito bem e já assiste seriados sem legendas há anos, o TOEFL possui um formato que exige uma preparação esppecífica para conseguir uma nota boa. Por isso, é necessário se familiarizar com a prova antes de realizá-la.

Siga as dicas abaixo e , por favor, faça simulados! Ao se inscrever no TOEFL, você poderá fazer um simulado da prova para verificar como o conteúdo costuma ser cobrado. Em hipótese alguma deixe de fazer esse simulado! Ele é muito importante para você ver como você se sai dentro do tempo disponível para realizar a prova.

Após realizar esse simulado, você terá um diagnóstico de suas fraquezas na prova. Cada etapa da prova exige um preparo diferente e por isso dividimos as dicas com base em cada etapa.

2- Reading

Tempo disponível: 54 a 72 minutos.

Esta é a primeira parte da prova e você ainda esta com muita energia, porem muito ansioso. é normal que você queira ler todas as questões com muita calma e não tem nada de errado nisso. Porém esta é a etapa que você tem mais chances de ficar sem tempo de responder tudo, por isso tenha muito cuidado com o tempo. Para as questões de interpretação de texto, leia a pergunta antes de ler o texto, assim você já saberá o que procurar.

Para se acostumar com os tipos de perguntas que caem na prova, você pode se cadastrar no Edusynch e refazer questões da prova. Apesar de não ser possível realizar simulados de graça, você pode refazer questões da prova e se familiarizar com o estilo dos testes e pegadinhas que costumam cair.

Para mais dicas de site onde você pode treinar exercícios do TOEFL de graça, clique aqui.

3- Listening

Tempo disponível: 41 a 57 minutos.

Nesta etapa será disponibilizado áudios para testar a sua compreensão do idioma. Nesse momento você deve prestar muita atenção, pois qualquer distração é suficiente para não entender o que está sendo pedido na questão. Ainda que você seja uma pessoa distraída, tente se esforçar para ficar super atento nesta etapa.

Uma maneira de treinar esta etapa é escutando podcasts de seu interesse em inglês ou até mesmo vídeos no Youtube.

4- Speaking

Tempo disponível: 17 minutos.

Para esta etapa será analisada a sua fala. Ainda que você fale bem inglês, é diferente ser obrigado a falar sobre um tema X por um tempo determinado. Por esse motivo, sugiro que estude as perguntas que costumam cair nesta etapa e ensaie as respostas gravando no seu celular. Pode parecer bobo, mas ajuda a se familiarizar com a sensação de falar sozinho sobre um tema que não esta acostumado.

Algumas perguntas que são comuns de serem cobradas no TOEFL:

Lembre-se de ser o mais detalhista possível nas repostas. Não basta responder corretamente, é necessário falar pelo tempo disponibilizado na pergunta. Ainda que não tenha uma boa resposta com base na sua vida pessoal, invente como se tivesse acontecido com você.

5- Writing

Tempo disponível: 50 minutos.

Finalmente chegou a última etapa! Ao mesmo tempo que você vai sentir um alivio, você também estará cansado e talvez queira responder o mais rápido possível para acabar a prova de uma vez.

Respire fundo e dedique um tempo para estruturar suas respostas. Não comece a escrever de uma vez. Pense na ideia central do seu texto , quais argumentos pretende usar e garanta que ele tenha uma introdução, desenvolvimento e conclusão (estude as conjunções para facilitar a fluência do seu texto).

Será necessário escrever dois essays de maneira argumentativa, como nos exemplos abaixo:

Uma maneira simples de se preparar para esta etapa é escrever em inglês todas as noites antes de dormir sobre o que você fez no seu dia. Isso vai ajudar você a treinar novos vocabulários e a escrever um texto coeso.

6 – Uma última dica…

A prova do TOEFL é assustadora porque todo mundo tem algum objetivo em mente quando realiza ela e isso faz com que a ansiedade fique a mil, mas a prova em si é bem previsível. Ao se preparar com antecedência e ter disciplina para estudar todos os dias, com certeza você vai se sair bem.