Se você tem vontade de trabalhar na ONU, fazer um estágio pode ser uma ótima maneira para você descobrir como é o dia a dia de quem trabalha lá e como é o perfil de profissionais que são selecionados.
Quando eu estava na faculdade eu pesquisei “Como conseguir um estágio na ONU” e encontrei apenas vagas em Brasília (sou de São Paulo e não tinha nenhuma chance de eu me mudar para Brasília).
Desisti e segui a vida.
Mas durante o meu mestrado na França essa ideia apareceu de novo na minha cabeça e resolvi pesquisar por vagas na Europa. Encontrei várias vagas e me candidatei para três estágios na Suíça. Em menos de um mês eu recebi o retorno de um deles e fui aprovada!
Caso você tenha interesse em fazer um estágio na ONU, seguem as dicas que preparei com base na minha experiência e no relato de outros estagiários com quem trabalhei.
Onde encontrar as vagas?
Acesse o site UN Carees e selecione a categoria “internship”. Serão informados todos os estágios disponíveis no momento ao redor do mundo. Ao clicar na vaga específica, você poderá verificar quais são os requisitos específicos para a vaga em questão.
A base de vagas é atualizada com frequência, por isso não desanime caso não encontre nenhuma vaga adequada ao seu perfil naquele momento.
Requisitos
Apesar de existir requisitos específicos para cada vaga de estágio (área de formação, idiomas necessários,etc), geralmente os estágios na ONU exigem:
-
Estar no último ano da faculdade/mestrado/doutorado ou ter finalizado o curso há, no máximo, 2 anos (algumas vagas colocam o limite de 1 ano);
-
Ser fluente em um dos idiomas oficiais da ONU (inglês, francês ou espanhol);
-
Não ter parentes imediatos trabalhando na ONU.
Preencha sua candidatura com muito cuidado
Encontrou uma vaga que está de acordo com o seu perfil? Ótimo! Agora o seu principal desafio é garantir que o seu application seja lido pelos responsáveis pela seleção.
Apesar de não ter nenhuma declaração oficial, é muito provável que a avaliação inicial seja realizada pelo próprio sistema e só as candidaturas consideradas “fortes” sejam enviadas para o recrutador, de modo que é necessário preencher o application com MUITO cuidado.
O application é bem extenso e cansativo, por isso nem pense em fazer direto na plataforma. Preencha primeiro em um documento word e realmente se esforce para que todas as suas respostas sejam claras e objetivas.
Foque nos idiomas
Durante o preenchimento do application, você deve informar os idiomas que você fala e seu nível. É possível afirmar que a maioria dos estagiários falam inglês e tem conhecimentos avançados de pelo menos algum outro idioma (normalmente francês ou espanhol).
Além de uma especialização na área em que realizará o estágio, a quantidade de idiomas que você fala é um dos principais fatores para ter sucesso na candidatura.
Não precisa usar todos os caracteres
Você vai perceber que tem muito espaço para escrever respostas que são relativamente simples. Isso NÃO significa que você deve usar todos os caracteres disponíveis.
Caso seja uma questão que você tenha que explicar muitas coisas, seja o mais direto e objetivo possível e garanta que todas as suas respostas tenham começo, meio e fim.
Normalmente recrutadores não querem perder tempo lendo textos gigantes, de modo que eles apreciam quando você escreve bem e deixa claro o porquê você é o candidato ideal para aquela vaga.
Não esqueça de mandar os documentos
Em alguns casos o edital pede que você envie um documento comprovando sua faculdade ou mestrado. Se for o seu caso, não esqueça de anexar uma cópia.
Algumas observações…
-
O Estágio normalmente não é remunerado
Esse é um assunto BEM polêmico na ONU. Até hoje a maioria dos estágios não são remunerados e você deve arcar com os custos de acomodação e alimentação por conta própria.
Há diversas críticas sobre isso, até mesmo dentro da própria ONU e atualmente algumas agências especializadas da ONU remuneram seus estagiários. São elas: UNICEF, ILO, UNSSC e UNOPS. Para encontrar um estágio nestas agências é necessário entrar no site delas e verificar se existe alguma vaga de estágio no momento.
-
Você NÃO precisa ter estudado em Harvard
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a instituição que você estudou não é um fator determinante para conseguir um estágio na ONU. É claro que ser de uma faculdade renomada ajuda, mas muitos estagiários eram de universidades “desconhecidas”.
-
Experiência internacional conta MUITO
Na hora de selecionar candidatos eles claramente focam mais nos idiomas que você fala e nas experiências que você teve no passado. Apesar de não ser um requisito obrigatório, a maioria das pessoas tinha algum tipo de experiência internacional anterior (intercâmbio, voluntariado em outro país, etc).
Caso não possa realizar nenhum intercâmbio, tente ser voluntário em alguma ONG que ajuda imigrantes. Assim você terá contato com pessoas de outros países ao mesmo tempo que terá uma experiência adicional no currículo.
Conclusão
Ainda que você acredite que as suas chances são pequenas, vale a pena se arriscar e tentar se candidatar para algumas vagas na ONU (é normal se candidatar para várias ao mesmo tempo). Se der certo será uma ótima experiência e agregará muito no seu currículo.